quarta-feira, 27 de maio de 2009

Queda de candeeiro provoca alarido!



A queda involuntária de um candeeiro frente à Biblioteca Municipal de Estarreja, hoje por volta das 13H00 provocou alarido nos transeuntes, principalmente no automóvel que tinha acabado de passar naquele momento. Houve determinadas testemunhas do acto que comentaram algo parecido como: "Este candeeiro está para a Câmara como o futuro feliz está para a crise"

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Foral do Antuã

Muitos anos passaram desde o nome Foral do Antuã deixar de existir e dar lugar a Estarreja, mas o que será que mudou. Tente identificar os edifícios da foto em baixo com os da actualidade, o primeiro a acertar correctamente ganha uma fantástica viagem à turbina"!

Obras no Parque Municipal


Em certeza vos diz esta redacção que nota-se muito bem estarmos a ficar perto da altura das eleições, pois bem, será que o Parque Municipal e a recente obra (que nem cartaz de promulgação têm!) de um bar/pub/snack-bar/restaurante teve a devida análise de impacto ambiental (e as rãs e patos do rio como vão ficar com o barulho da "noite"?) e taxa de esforço monetária para os Estarrejenses? Esta redacção acredita que NÃO! Não se trata de uma situação de ser do contra, trata-se apenas de termos conhecimento de haverem outras prioridades para o Concelho de Estarreja (sim Estarreja não é só Beduído!), aonde anda o prometido canil municipal do tempo do Vlademiro (sim porque se fizermos uma busca no Google aparece lá um canil municipal em Estarreja, apesar dos membros desta redacção viverem à mais de 30 anos cá e nunca o terem visto!), aonde está o tão falado GIP (Gabinete de Intervenção Profissional) para ajudar os desempregados do Concelho, para onde foi a àgua limpa do chafariz do "Centro Histórico de Estarreja", aonde está o nosso Hospital? Algumas perguntas que certamente nunca serão respondidas...

Em tempo de crise ....


Chegou à redacção deste blogue imagens que mostram como a Câmara Municipal de Estarreja está a "cortar nas despesas" para fazer frente à suposta crise, constatamos diversos locais em Estarreja que em pleno sol raiar as luzes se encontravam ligadas em contrapartida verificamos que às 02H35 (UTC) encontravam-se diversas zonas de Estarreja sem luz pública (começa a poupança ao contrário!).

Mercado Municipal sofreu remodelações!

Recentemente foram efectuadas obras de recuperação do Mercado Municipal, até aqui tudo bem.
Soube esta redacção, por fontes muito fiáveis (os próprios comerciantes) de que está previsto o encerramento compulsivo do Mercado Municipal, ou pelo menos da parte "fechada" do mesmo, ou seja toda a zona da peixaria e da fruta (actual localização).
Então para quê fazer obras? Será que foi apenas um "penso rápido"?
Após um grande estudo veio esta redacção verificar que, não só ainda não existe uma data marcada (que será certamente depois das eleições, pois o "Futuro é feliz...") como autorizam a abertura de uma Padaria no interior do Mercado Municipal, isto depois de terem obrigado todos os comerciantes a efectuarem obras, apesar de ser um espaço alugado que vai ser encerrado, ou seja vai-se permitir determinados indivíduos investirem uma pequena fortuna que se sabe destinada ao fracasso? Com que justificação?
No meio de tanto azar que os comerciantes estão a ter existe ainda algo mais grave, muitos deles foram forçados a sair dos espaços que ocupam à bastante tempo e colocados como pássaros enjaulados no meio dos leões, mais grave ainda é que apesar das obras não sobrou meia dúzia de euros para trocar os painéis informativos da localização dos comerciantes ou neste caso na respectiva categoria. Já poucas pessoas se vêem a frequentar o Mercado Municipal devido à suposta crise que enfrentamos (alguns!) ainda por cima o "novato" cá do sitio nunca saberá aonde param as maças que tanto gosta e que compra ali à anos!


Abandono de animais é crime e perigoso para nós!


Não tirando a devida importância ao facto de o abandono de animais ser crime, e um crime completamente desumano o que leva esta redacção a escrever aqui hoje é outra situação, está relacionado com o abandono compulsivo de animais em Estarreja e a convivência das pessoas com essa situação.
Soube a redacção deste blogue que já existem mais de 50 queixas apresentadas na GNR de Estarreja, relatando tentativas de ataque por parte desses animais abandonados.
Também chegou à nossa redacção informações de que esses mesmos animais estariam a ser alimentados por pessoas estranhas às ruas em que eles se encontram, ou seja, já não basta eles terem sido abandonados por pessoas sem escrúpulos que outras que tentam fazer o bem acabam por apenas "autorizar" a permanência de graves perigos para todos os transeuntes? Mais grave ainda é que a C.M.E. providenciou uma empresa para "apanhar" os animais e os enviar para um canil municipal, e o que fazem essas pessoas que "autorizam" a permanência desses animais? Simplesmente quando verificam a chegada da carrinha da dita empresa, abrem os portões de suas casas e metem os coitados dos animais dentro de casa para que não possam ser apanhados. Pois bem, esta redacção nada tem contra isso, até acha um acto de louvor e que muitos fossem assim, agora deve-se ter em atenção que é reconhecido ao abrigo da Lei em vigor que quem "... alimentar, demonstrar afecto e cuidar de um animal abandonado é considerado o seu dono ...", portanto vamos ver se as coisas andam para a frente em Estarreja e não para o lado.
Deve esta redacção no entanto censurar e criticar todos os "verdadeiros animais" que abandonam os da sua raça!